sábado, 30 de dezembro de 2006

Avant!


“Before the Bullfight” (“Avant la corrida”) é uma obra do pintor Amadeo Souza-Cardoso (1887-1918) da qual não se sabia o paradeiro desde 1913, altura em que foi exposta e vendida numa exposição realizada em Nova Iorque. A exposição, “International Exhibition of Modern Art”, conhecida como “Armory Show”.

Recentemente esta obra foi localizada através da publicação de um anúncio no site do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Encontrava-se na posse de um coleccionador americano que desconhecia o autor da pintura, porém a sua qualidade chamou a atenção de uma sua amiga, historiadora, que através da assinatura, chegou ao site, onde se deparou com a fotografia da obra desaparecida.

Esta obra foi adquirida pela Fundação Gulbenkian e submetida a um intenso e cuidadoso restauro. Depois de 93 anos ocorridos desde a sua exibição pública, podemos vê-la na exposição “Diálogo de Vanguardas” até dia 14 de Janeiro no edifício sede da Gulbenkian.

Uma exposição sobre Amadeo Souza- Cardoso, – a maior de sempre -, e que reúne também criações de artistas seus contemporâneos com quem privou, num total de 260 obras. Sublinha, assim, o carácter “internacional”, colocando em diálogo umas obras com as outras.

Uma exposição, a não perder, que nos mostra um Amadeo sempre plural, dinâmico e dialogante com as audácias estéticas do seu tempo.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Na Continuação do espírito festivo...


"A economia do tempo é uma coisa boa, porque quanto mais tempo pouparmos, mais tempo poderemos perder"