domingo, 17 de dezembro de 2006

O Mistério Dos "Galgos"

Em 1911 Amadeo de Souza Cardoso, em Paris, pintou a obra "Os Galgos". Aquilo que nos parece ser uma obra acabada, visível, revelou ser, através do seu visionamento sob diferentes condições de observação e de diferentes tipos de luz, uma obra com outras visibilidades. Curiosamente esta obra dá-se, efectivamente, numa relação “visível-invisível”. Em que na aparência do ser, como diz Merleau-Ponty, o mundo tem a propriedade de ser visível por ser também invisível. Onde a visão aparece como eixo orientador da reflexão e do dizer o mundo a partir do olhar.
No quadro "Os Galgos" foi possível observar o "mundo" recorrendo-se à técnica de iluminação rasante a fim de se revelar o invisível. Deste modo, emerge da tela o invisível, revelado por camadas ocultas de cores "invisíveis", podendo-se assim penetrar noutras "visibilidades-invisíveis", até então, invisíveis. Estas camadas ocultas revelaram a existência de um segundo motivo distinto e subjacente ao primeiro, na forma de uma mulher sentada. Além desta invisibilidade uma outra é tornada visível. Através de uma luz mais energética, do tipo raio X, a existência de um terceiro motivo é desvendado, representando uma carroça e cavalos.

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